quinta-feira, 30 de abril de 2015

Casa do Cogumelo recebendo visitas!

http://cocineroloko.blogspot.com.br/2015/04/empresario-em-salvador-aposta-na.html

Empresario em Salvador aposta na criação de Cogumelos!

O que parecia utópico, para alguns, não fez cegar o sonho de um amante da gastronomia em realizar e empreender, Alexandre Afonso, 58 anos aposentado da Petrobras, nascido em Portugal, cedo veio à Bahia, ele acredita que os Cogumelos podem ser claramente uma boa alternativa proteica, e de forma pioneira apostou na produção de Cogumelos em Salvador, sua empresa 
CASA DO COGUMELO, cultiva, envasa e vende Setas, Shitakes, Boletos e todo uma gama de hungos, que são desenvolvidas em em uma propriedade no bairro de Itapuã.

O encontro de culturas no Brasil, sempre foi sinônimo de bons frutos, pudemos ver isso no Futebol, nas Artes e principalmente na Gastronomia, mote maior da nossa página, sinal que todas as culturas saem ganhando.
Mas gostaria de começar este texto citando um autor americano do seculo 19, de que gosto muito e que por incrível que parea, esta mais atual que nunca. Walt Whitman, nasceu em (Huntington, 31 de maio de 1819 – Camden, 26 de março de 1892) foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". 

Falo do texto "The Compost", onde ele já denunciava a má da utilização da terra, o envenenamento e a pouca compreensão da relação Homem/Natureza.

 Ele nos conta que a tarefa não foi fácil, depois de ter feto cursos no Rio de Janeiro, trouxe seu mestre para Salvador, no inicio da empreitada. 
























Um questão nunca ficou clara para mim como cozinheiro e amante dos champinhons, sobre a umidade, que ele rapidamente me responde , sendo um mal positivo e negativo, pois deve existir um equilíbrio na dosagem no controle da temperatura e da umidade, evitando com isso outros fungos nocivos.

Estivemos a convite daChef Rosa Gonçalves, promotora e ativista de gastronomia baiana, na casa de Alexandre para conhecer sua pequena produção de Cogumelos, o queridoChefs Clodomiro Tavares, a bióloga Ana Alves e a jornalista Gabrilelle Ferreira-Repórter Gourmet.

Alexandre montou em sua pequena propriedade, um verdadeiro banco de informações técnicas e avanços tecnológicos, no que diz respeito a agronomia, bom ressaltar, que o que me trouxe a sua casa foi o caráter artesanal da sua produção , com que ele e sua filha lidam com o riscado, uma observação pertinente e criteriosa, coisa de quem ama o que faz. 

Ele produz hoje, cerca de 100kg semanais, com a pretensão de chegar a 250kg, avançando na tecnologia e no acondicionamento do local, coisa que esta claro que ira conseguir.

Fomos recebidos de forma gentil por ele, sua filha e esposa,  muito afáveis, um dado que para mim, conta muito, numa pessoa que lida com um ser vivo.
Fomos recebidos com pequenas brusquetas de Setas, onde posteriormente fizemos um recorrido em todo o sitio, passando pela faze de Produção, Inoculação, Assemblage, nominando salas de forma afetiva, como "Sala de desenvolvendo", sempre com o cuidado criterioso de quem faz, porque conhece e ama.


Depois de muitos risos edúvidas diversas dos convidados, fomos degustar, começando por um Azeite delicioso Português de pura cepa de prensagem em casa Lusa, sobre umas Brusquetas úmidas e saborosas, passamos a um Arroz de Setas, feito por sua esposa.  

A conversa rolava, e eu me deliciava, com as lembranças  espanholas, de catas em terras madrilenhas,  onde a vontade de conhecer esta cultura, me alegrava e denunciava.

Escrevo,  pois ainda acredito que homens como Alexandre, devem ser prestigiados, porque tem netos e sabe que muito mais importante que bens materiais, o que temos que legar a eles, são valores, e isso ele esta fazendo muito bem!



Menu Vinotca!